sábado, 11 de março de 2017

Moto Suzuki GSR 150i - descrição geral

A motocicleta Suzuki GSR 150i está no mercado há alguns anos e tem como missão suprir as necessidades de usuários comuns que utilizam "duas rodas" no dia a dia, no deslocamento casa x trabalho e vice-versa.

A GSR 150i é uma street na mesma faixa da Honda Fan e Fazer da Yamaha, que são motos altamente conceituadas, consagradas e líderes de venda no mercado brasileiro, dentro dessa faixa de utilização.

Para competir com com os modelos tradicionais, a Suzuki introduziu na GSR 150i alguns detalhes, que fazem a diferença e levam muitos compradores a optarem pelo modelo. Vou enumerar aqui alguns:

- Preço: O preço médio da GSR 150i é 15% mais baixo do que os das concorrentes diretas, a Fan e a Fazer. Isso já é o bastante para chamar a atenção de qualquer um, pois no momento de crise financeira aguda pelo qual o país passa, mil e quinhentos a dois mil reais fazem muita diferença no bolso do trabalhador comum, que é o principal consumidor desse tipo de moto.

- Suspensão traseira com amortecedores hidráulicos pressurizados a gás: um diferencial monstruoso, prático e eficiente. A suspensão traseira da GSR 150i adiciona um conforto que só é visto nas grandes motos. Com regulagem fácil da carga, a pressão de trabalho dos amortecedores é facilmente ajustada pelo usuário, sem a necessidade de ferramentas.
Amortecedor traseiro da moto suzuki GSR 150i. Foto: gsr150i.blogspot.com

Freio dianteiro a disco: Outro item de segurança indispensável que a Honda e a Yamaha só fornecem mediante um valor adicional. Na Suzuki GSR 150i, o freio dianteiro a disco é um item de série. Melhora a eficiência nas frenagens e incrementa o visual da moto.

Freio dianteiro a disco da moto suzuki GSR 150i. Foto: gsr150i.blogspot.com

Rodas em liga leve: Cansado do visual das rodas raiadas e dos pneus com câmara estourada? Isso é coisa do passado. As rodas da GSR 150i são de liga leve, que suportam pneus sem câmara. Quantas vezes seu pneu já furou, você chega no borracheiro, ele remove seu pneu, vai lá dentro, e volta com aquela cara: "amigo, sua câmara já era, rasgou toda. Uma nova é $50." "Mas eu acabei de trocar essa câmara...". É não tem jeito... você está a trinta quilômetros de casa e não tem pra onde correr. São $50 mais $20 da mão de obra. Com pneus sem câmara, um macarrão resolve: $20 e pronto.

Descanso central: Lembra quando você comprou a sua Fan 125 básica e foi lubrificar a corrente pela primeira vez? Passou horas no YouTube tentando achar um jeito de levantar sozinho a traseira da moto: amarrou uma corda e pendurou ela na viga do telhado, fez um suporte de madeira, cabo de vassoura, apoiou o motor em cima de tijolos, um inferno... Por fim você foi numa loja e comprou a peça, mais algumas ferramentas e adaptou o cavalete central. Com a GSR 150i não tem nada disso: o descanso central vem de fábrica. É só apoiar o pé e pronto. Verifique o óleo, lubrifique e ajuste a corrente e tudo o mais que quiser, sem gambiarras.

Cavalete central da moto suzuki GSR 150i. Foto: gsr150i.blogspot.com

Marcador de Combustível: Você que anda todo dia sabe, por experiência quanto de combustível tem, aproximadamente na sua moto. Mas sinceramente, quem nunca ficou balançando a moto pra saber se o tanque tá só com aquele restinho, no cheiro, ou se ainda dá pra chegar em casa? A GSR 150i tem marcador de combustível de fábrica. Não precisa mais parar e dar uma chacoalhada com o ouvido encostado no tanque. É só olhar o marcador.

Partida elétrica: Você pára numa ladeira e por um descuido a moto  KS morre. E ela é nova, então você tem que dar várias trancos "porque moto nova é assim, demora a pegar (rsrsr)". E você vai cansando, ela afoga, começa a feder a gasolina, e ela vai descendo. E tem carro encostando na sua bunda, buzinando. Esqueça isso. A Suzuki GSR 150i tem partida elétrica de fábrica. Sem afogamentos, sem trancos e sem suor. Aperte o botão e... vruuummmm. Fui.

Parida elétrica da moto suzuki GSR 150i. Foto: gsr150i.blogspot.com
Suporte para bagageiro: Indispensável para quem não quer carregar capacete na mão ou precisa proteger objetos da chuva, o bagageiro precisa de suporte, que não vem na grande maioria das motos básicas disponíveis no mercado. Na GSR 150i o suporte do bagageiro vem de fábrica. É só comprar o baú, prender e andar. Mais um ponto a favor.

Suporte do bagageiro da moto suzuki GSR 150i. Foto: gsr150i.blogspot.com

Tampa do tanque fixa: Você chega no posto, abre o tanque e fica com a tampa na mão. Mas enquanto está abastecendo, você quer adiantar e pegar o dinheiro na mochila. Aí o que você faz com a tampa do tanque, que tá com a chave presa? Bota em cima do tanque, prende no guidão, segura na boca? Não se preocupe com esse detalhe na GSR 150i. A tampa do tanque tem dobradiça que a deixa fixa enquanto você abastece. Depois é só abaixar a tampa, pressionar e... clic. Tá fechado.

Tampa do tanque da moto suzuki GSR 150i. Foto: gsr150i.blogspot.com

Tampa do tanque aberta da moto suzuki GSR 150i. Foto: gsr150i.blogspot.com

Botão corta luz: Outro acessório, que não é indispensável mas é muito útil, é o botão corta luz. Este item vem de série na GSR 150i. Serve para emitir lampejos com o farol, sinalizando para outros condutores sobre a existência de perigos ou situações que merecem maior atenção na estrada.

Botão corta luz da moto suzuki GSR 150i. Foto: gsr150i.blogspot.com.

Mas nem tudo são flores na GSR 150i. Como em qualquer segmento da indústria, a impressão que se tem é que os fabricantes pensam que os produtos ficarão sempre guardados em casa e nunca serão submetidos à prova. A carcaça do painel da GSR 150i é um caso típico de material de qualidade inferior, extremamente frágil e preso de maneira precária à mesa da moto. Basta umas batidinhas com a ponta do dedo pra ver que o material é igual a uma casca de ovo. O suporte do painel é molenga e fica vibrando na estrada. E no Brasil, com esse asfalto horrível, logo, logo, esse painel vai dar pau. Acho falta de profissionalismo entregar um item tão essencial assim, pronto para quebrar. E lá dentro estão: marcador de combustível, conta-giros, indicador de marchas e odômetros. Hoje, só a carcaça custa uns $60. Mas chacoalhando tanto assim, os componentes internos podem trincar, dar defeito. Aí, um painel novo custa $1.600,00, cerca de 20% do valor da moto nova. Isso é motivo suficiente para a Suzuki agir com mais profissionalismo e tornar essa peça um item resistente de verdade, e não uma peça de plástico de loja de 1,99.

Painel da moto suzuki GSR 150i. Peça essencial, protegida por uma carcaça ridícula. Foto: gsr150i.blogspot.com

Carcaça do painel da moto suzuki GSR 150i. Qualidade: ridícula; de brinquedo. Foto: gsr150i.blogspot.com
A posição de pilotagem é outro item que, pra mim, não é das melhores. Guidão muito baixo, forçando o condutor a ficar muito deitado. Isso acaba com a coluna e cansa os braços. Mas eu acho que essa é uma avaliação relativa. Depende do tamanho do condutor e do modo como ele gosta de pilotar. Mas no geral, para quem já vem desde os anos 80/90, pilotando RDZ, CB, Titan, etc, sabe-se que existe um meio termo para o conforto. E na minha opinião, esse meio termo não foi alcançado na GSR 150i.

Seis marchas: Pra quê?
Quando se houve falar que a GSR 150i tem a "incrível 6ª marcha", a primeira coisa que vem à mente é que ela tem um desempenho superior nesse estágio de aceleração. Não tem nada disso. O que acontece é que na Suzuki GSR 150i a 1ª marcha funciona como 0,5, a 2ª como 1ª e assim por diante. A 5ª marcha é igualzinha à quarta. E a 6ª igualzinha à 5ª. Você que está acostumado com sua 125 chegando macia aos 80 por hora na 5ª marcha, esqueça. Na GSR 150i você torce o cabo e ela começa a berrar, ficando ali pelos 70 por hora, pedindo a 6ª. Que bem podia ser a 5ª. Não entendi nada.


Outra deficiência Suzuki GSR 150i é a ausência do acendimento automático do farol quando a moto é ligada. Existem motos muito mais básicas que vem com essa funcionalidade indispensável incorporada, já que é obrigatório o uso de farol aceso para motocicletas em qualquer tipo de trajeto. E agora, com a indústria da multa funcionando a todo vapor, justifica-se mais ainda a inclusão desse recurso na GSR.

O farol da moto suzuki GSR 150i não acende automaticamente com a partida da moto. Foto: gsr150i.blogspot.com

Conclusão: A moto Suzuki GSR 150i é uma boa opção para quem precisa se deslocar no trânsito urbano. Atende bem os requisitos de segurança, praticidade, agilidade e economia, e pode ser considerada mediana no quesito conforto do condutor e do carona. Apesar da fragilidade de alguns itens caros, como o painel, outros itens de série fazem o contrapeso e colocam esse modelo definitivamente na briga por um espaço no mercado nacional. E o preço é o principal atrativo.

Segue um vídeo que fiz com as informações básicas sobre a moto GSR 150i:


Vídeo sobre a moto Suzuki GSR 150i.